Sobre o Natural Comfort
O Natural Comfort é uma ferramenta de estágio inicial que fornece orientação de projeto para melhorar o conforto em edifícios comerciais passivos e naturalmente ventilados em climas quentes. A partir do uso desta ferramenta é possível obter uma estimativa e intervalos de precisão para a fração de horas ocupadas em que um edifício será desconfortável.
A partir deste modelo, o edifício é representado por 38 parâmetros de entrada. A estimativa é feita por um metamodelo SVR (Support Vector Machine) que se ajusta a ~50.000 simulações no EnergyPlus. O desenvolvimento, os detalhes técnicos, o desempenho e as aplicações do modelo que o Natural Comfort implementa podem ser encontrados na publicação de Rackes, Melo e Lamberts, intitulada “Naturally comfortable and sustainable: informed design guidance and performance labeling for passive commercial buildings in hot climates”, Applied Energy, 2016.
O Natural Comfort é apropriado para edifícios comerciais e educacionais de pequeno a médio porte em climas com pouca ou nenhuma demanda de aquecimento durante o dia. O programa é implementado como uma rotina Python, e para utilizá-la é necessário fazer o download da pasta compactada que reúne todos os arquivos necessários: desde um manual com informações sobre como executar o programa, até os arquivos .PY e inputs já formatados para uso.