fatores de energia primária
De acordo com o relatório "Fatores de conversão de energia elétrica e térmica em energia primária e em emissões de dióxido de carbono a serem usados na etiquetagem de nível de eficiência energética de edificações" publicado pelo CB3E (KAMIMURA et. al, 2020), o Instituto de Energia e Ambiente (IEE-SP) desenvolveu um método para estimativa dos fatores de conversão de eletricidade e gás em energia primária, baseado no Balanço Energético Nacional (BEN) (Fagá et al., 2016). Na tabela 1 abaixo são apresentados os fatores de conversão de eletricidade e gás em energia primária, calculados para o período de 2015 a 2019, conforme dados do BEN 2020, e utilizando o método de Fagá et al. (2016).
Tabela 1: fatores de conversão de eletricidade e gás em energia primária - Brasil
Energia/Ano |
Média |
Eletricidade |
1,6 |
Gás |
1,1 |
fatores de emissões de dióxido de carbono
Na tabela 2 são apresentados os fatores de emissão de dióxido de carbono para queima direta de combustíveis, em kg.CO2 por kWh de energia térmica.
Tabela 2: fatores de emissão de CO2 para a queima direta de combustíveis convertida em energia térmica (kWh) - Brasil
Combustível |
Fatores de Emissão de CO2 por Queima de Combustível |
Unidade |
Gás natural |
0,202 |
kg.CO2/kWh |
Óleo diesel |
0,267 |
kg.CO2/kWh |
Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) |
0,227 |
kg.CO2/kWh |
Madeira |
0,531 |
kg.CO2/kWh |
Gasolina |
0,249 |
kg.CO2/kWh |
Etanol |
0,248 |
kg.CO2/kWh |
Fonte: MCTI (2010).
Tabela 3 – Fatores de emissão de dióxido de carbono por geração de eletricidade
Geração de eletricidade |
Fatores de Emissão de Dióxido de Carbono por Geração de Eletricidade |
Unidade |
SIN – Sistema Interligado Nacional |
0,090 |
kg.CO2/kWh |
SIS - Sistemas Isolados |
0,753 |
kg.CO2/kWh |
Fonte: MCT (2019).
REFERÊNCIAS
BRASIL. MCTI. Emissões de Dióxido de Carbono por Queima de Combustíveis: Abordagem Top-Down. Relatórios de Referência: Setor Energia. 2º Inventário Brasileiro de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases de Efeito Estufa. Brasília, DF: MCTI, 2010.
FAGÁ, M.W.; DOS SANTOS, E.M.; FOSSA. A.J.; CROSO, T.; CHAGURI, J.J. Eficiência Energética em Edificações – Análise da Energia no Aquecimento de Água: Fatores de Energia Primária e Emissão de CO2. Relatório atividade 5a – revisão 7. novembro de 2016.
KAMIMURA, A.M.; RUPP, R.F.; FOSSATI, M.; LAMBERTS, R. Fatores de conversão de energia elétrica e térmica em energia primária e em emissões de dióxido de carbono a serem usados na etiquetagem de nível de eficiência energética de edificações. CB3E, 2020. http://www.pbeedifica.com.br/sites/default/files/Relatorio-atualizado-fatores_energia-primaria_CO2_28_11_2020.pdf.